HomeMotoraidCan-Am revela a motocicleta ELETRICA

Can-Am revela a motocicleta ELETRICA

Em março, a Can-Am revelou planos de lançar uma família de motocicletas elétricas para 2023, ano em que a Can-Am celebrará seu 50o aniversário de produção de motocicletas. Os detalhes eram escassos, mas esta semana a Can-Am forneceu uma atualização para dois desses modelos – o Pulse de rua e o que nos empolgamos, a Origin, uma motocicleta esportiva dupla.

Os detalhes são escassos, mas sabemos que o motor Rotax E-Power alimenta o esporte duplo Can-Am Origin EV.Can-Am

Can-Am diz que a Origem é uma homenagem à sua herança Track ‘n’ Trail. Espera-se que as especificações completas sejam lançadas em agosto de 2023, mas agora obtemos algumas imagens e sabemos que o novo motor de energia eletrônica Rotax alimenta o Origin.

Um comunicado de imprensa da empresa-mãe Bombardier Recreational Products (BRP), com sede em Montreal, diz que a Origin é construída para novatos e pilotos experientes. “Sem qualquer necessidade de uma embreagem e transmissão padrão, os pilotos podem simplesmente torcer o acelerador e ir embora. Os pilotos também apreciarão a experiência quase silenciosa e livre de vibrações, bem como a entrega de energia suave e precisa, mesmo em situações apertadas e de baixa velocidade”, relata a Can-Am.

A Origin chegará com um carregador integrado para tempos de carregamento rápidos em casa ou em estações de carregamento de nível 2 padrão automotivo. Esta energia eletrônica Rotax será usada em toda a linha de motocicletas EV e outros veículos elétricos BRP, de motos de neve a jet skis. Além disso, o que vemos nas fotos da Origin são luzes LED, pneus Dunlop Trailmax Mission e uma configuração de roda com raios 21/18.

Quanto à disponibilidade, a BRP diz que o Can-Am Origin chegará aos andares do showroom em meados de 2024.

“Hoje, nossa história de inovação atinge novos patamares”, disse o presidente e CEO da BRP, José Boisjoli. “Nós nos propomos a recuperar nossa herança de motocicletas e estamos muito orgulhosos de reentrar no mercado com a introdução dos dois primeiros modelos da nossa família de motocicletas totalmente elétricas Can-Am. Meio século atrás, Can-Am rugiu para a vitória na pista e na trilha, e hoje, um legado renasce. Na verdadeira moda BRP, estamos trazendo nosso próprio powerpack elétrico para nossas motocicletas e criando experiências de condução emocionantes para toda uma nova geração.”

Can-Am não é estranho às motocicletas, introduzindo sua primeira motocicleta em 1973, e a divisão de motos passou por 1987. As linhas focadas em sujeira usaram motores desenvolvidos por outra subsidiária da BRP, a Rotax, com sede na Áustria, que também forneceu motores para BMW, KTM, Aprilia e Buell.

As motos off road da Can-Am eram imparáveis nas corridas, ganhando medalhas de ouro, prata e bronze no International Six Days Trial (agora International Six Days Enduro). Em 1974, a Can-Am se tornou a primeira marca a varrer o Campeonato Americano de Motocross AMA 250 com os pilotos Gary Jones, Marty Tripes e Jimmy Ellis nos controles do Can-Am MX 250.

A divisão Can-Am se dissolveu em 1987 devido a grandes cortes no orçamento, já que a BRP se concentrou em outras subsidiárias nos setores de transporte e aviação. Agora, Can-Am voltou à cena da motocicleta, mas com motos elétricas que colocarão uma competição muito necessária para outras.

Um foco elétrico não é novidade para a BRP. A empresa comprou o que restou da Alta Motors, criadora da promissora moto off road elétrica Redshift EXR, quando a marca da Califórnia faliu em 2018, fornecendo à BRP acesso à tecnologia de motocicletas EV.

A BRP também revelou muitos protótipos elétricos, incluindo um EV Can-Am Ryker, o veículo de três rodas da empresa, e a scooter CT1 e a motocicleta CT2. Mas esses conceitos são muito diferentes do que vemos com a Origem.



Veja mais em Motoraid

Leia Também