Foi definido neste domingo (11) em Arroio do Meio (RS) os campeões brasileiros e também gaúchos de Velocross. A temperatura subiu na decisão da temporada 2022 da modalidade, que aconteceu neste fim de semana e reuniu os principais pilotos do Brasil na modalidade em uma etapa disputadíssima.
Após a realização dos treinos livres e cronometrados no sábado, o domingo foi de muitas disputas nas provas que aconteceram durante todo o dia. Uma das baterias mais acirradas do dia, a 250 Pró, teve como protagonistas os pilotos Jordan Martini e Carlos Augusto. Martini superou seu adversário praticamente em cima da linha de chegada e com uma vantagem de 0,44 centésimos garantindo a vitória na categoria e o título brasileiro. Mauro Brazaca que havia liderado boa parte da bateria, abandonou devido a problemas com a moto.
Seguindo nas disputas voltadas para as categorias nacionais, dessa vez na Força Livre, Rodrigo Riffel largou bem, enquanto Alex Alarcon precisou fazer prova de recuperação para conquistar a ponta da bateria. Na reta final , Alex atacou Rodrigo, que corria pelo título e não forçou a disputa, com isso, melhor para Alarcon que assumiu a liderança e venceu. Rodrigo ainda foi superado por Arthur da Costa e finalizou na 3ª colocação, resultado que ainda assim lhe deu o título Brasileiro, enquanto Alarcon ficou com o título Gaúcho.
Nas categorias importadas, Lucas Basso e Júnior Brazaca foram os destaques das principais categorias, VX1 e VX2. Na VX2, Lucas Basso fez boa largada e liderou grande parte da prova, mas após sofrer problemas com sua motocicleta, o multicampeão gaúcho abandonou a prova. Com isso, Júnior Brazaca, que chegou a sofrer uma queda ainda no início da bateria e fez uma prova de recuperação foi o grande vencedor da prova.
O título da categoria ficou com Rodrigo Riffel, que fez uma péssima largada e buscou posições, encerrando a prova na 5ª colocação e confirmando o título nacional. Brazaca garantiu o título Gaúcho na categoria.
Na VX1, foi a vez de Lucas Basso dar a volta por cima, com uma boa largada, imprimindo um forte ritmo até o fim e garantindo a vitória e o título Gaúcho da categoria. Júnior Brazaca que não havia feito uma boa largada, foi recuperando posições e completou a prova na 2ª colocação, resultado que lhe deu o título do Brasileiro principal categoria.
Nas categorias Veteranas, Fabiano dos Santos foi um dos destaques da etapa final e deixou Arroio do Meio com o título em duas categorias. Enquanto isso, na VX3 Especial, Juliano Mercali fez uma prova perfeita, onde venceu de ponta a ponta. Fabiano Nestor e Tiago Hort disputaram até o fim o título da VX3 Nacional e no fim quem levou a melhor foi Fabiano, que também venceu de ponta a ponta, confirmando o título do Brasileiro e Gaúcho.
Nas disputas da VX4 e VX45 Nacional Lizandro Costinha foi o grande nome das duas categorias e venceu. Em disputa válida pelo Brasileiro, Rodrigo dos Santos ficou com o título da VX4 Nacional e Luciano de Conto foi o campeão da VX45 Nacional.
Na VX4 Especial, Ricardo Bamman venceu a bateria e Nicolas Blanchet na 2ª colocação ficou com o título Brasileiro, enquanto Ricardo foi coroado campeão gaúcho.
Na disputa Feminina, Fernanda Neu conquistou sua primeira vitória na VXF Nacional. Na 2ª colocação, Mozara Bittencourt foi a grande campeã Brasileira da categoria, enquanto Pryscilla Neves ficou com o título estadual.
Após o título Brasileiro de Motocross, a piloto oficial Honda Racing, Maiara Basso garantiu a vitória na etapa final, o título gaúcho e também o título brasileiro da temporada 2022.
Nas categorias de base, com direito a gates cheios e uma enorme superação da garotada nesse dia bastante quente, Pedro Kammer foi o grande nome da temporada na 65cc, ficou com a 2ª colocação na etapa e o título Brasileiro da categoria.
A prova encerrou a primeira temporada de coberturas oficiais do Show Radical no Brasileiro e Gaúcho de Velocross, onde mostramos ao Brasil e ao mundo as disputas de altíssimo nível do Velocross brasileiro.
A prova foi uma realização do Mocam, Motoclube de Arroio do Meio, com supervisão da FGM e financiamento do Pró-Esporte, através das empresas Biker Acessórios, Refricomp e Polibras e apoio da Prefeitura Municipal de Arroio do Meio.
O Campeonato Gaúcho de Velocross tem patrocínio oficial de Pro Tork e Sportbay, apoio de Borilli Racing, Biker Acessórios, Base 41 e Foco Racing.