HomeMundo CrossDefinidos os campeões brasileiros de Velocross 2022 em Arroio do Meio (RS)

Definidos os campeões brasileiros de Velocross 2022 em Arroio do Meio (RS)

Foi definido neste domingo (11) em Arroio do Meio (RS) os campeões brasileiros e também gaúchos de Velocross. A temperatura subiu na decisão da temporada 2022 da modalidade, que aconteceu neste fim de semana e reuniu os principais pilotos do Brasil na modalidade em uma etapa disputadíssima.

Após a realização dos treinos livres e cronometrados no sábado, o domingo foi de muitas disputas nas provas que aconteceram durante todo o dia. Uma das baterias mais acirradas do dia, a 250 Pró, teve como protagonistas os pilotos Jordan Martini e Carlos Augusto. Martini superou seu adversário praticamente em cima da linha de chegada e com uma vantagem de 0,44 centésimos garantindo a vitória na categoria e o título brasileiro. Mauro Brazaca que havia liderado boa parte da bateria, abandonou devido a problemas com a moto.

Seguindo nas disputas voltadas para as categorias nacionais, dessa vez na Força Livre, Rodrigo Riffel largou bem, enquanto Alex Alarcon precisou fazer prova de recuperação para conquistar a ponta da bateria. Na reta final , Alex atacou Rodrigo, que corria pelo título e não forçou a disputa, com isso, melhor para Alarcon que assumiu a liderança e venceu. Rodrigo ainda foi superado por Arthur da Costa e finalizou na 3ª colocação, resultado que ainda assim lhe deu o título Brasileiro, enquanto Alarcon ficou com o título Gaúcho.

Nas categorias importadas, Lucas Basso e Júnior Brazaca foram os destaques das principais categorias, VX1 e VX2. Na VX2, Lucas Basso fez boa largada e liderou grande parte da prova, mas após sofrer problemas com sua motocicleta, o multicampeão gaúcho abandonou a prova. Com isso, Júnior Brazaca, que chegou a sofrer uma queda ainda no início da bateria e fez uma prova de recuperação foi o grande vencedor da prova.

O título da categoria ficou com Rodrigo Riffel, que fez uma péssima largada e buscou posições, encerrando a prova na 5ª colocação e confirmando o título nacional. Brazaca garantiu o título Gaúcho na categoria.

Na VX1, foi a vez de Lucas Basso dar a volta por cima, com uma boa largada, imprimindo um forte ritmo até o fim e garantindo a vitória e o título Gaúcho da categoria. Júnior Brazaca que não havia feito uma boa largada, foi recuperando posições e completou a prova na 2ª colocação, resultado que lhe deu o título do Brasileiro principal categoria.

Nas categorias Veteranas, Fabiano dos Santos foi um dos destaques da etapa final e deixou Arroio do Meio com o título em duas categorias. Enquanto isso, na VX3 Especial, Juliano Mercali fez uma prova perfeita, onde venceu de ponta a ponta. Fabiano Nestor e Tiago Hort disputaram até o fim o título da VX3 Nacional e no fim quem levou a melhor foi Fabiano, que também venceu de ponta a ponta, confirmando o título do Brasileiro e Gaúcho.

Nas disputas da VX4 e VX45 Nacional Lizandro Costinha foi o grande nome das duas categorias e venceu. Em disputa válida pelo Brasileiro, Rodrigo dos Santos ficou com o título da VX4 Nacional e Luciano de Conto foi o campeão da VX45 Nacional.

Na VX4 Especial, Ricardo Bamman venceu a bateria e Nicolas Blanchet na 2ª colocação ficou com o título Brasileiro, enquanto Ricardo foi coroado campeão gaúcho.

Na disputa Feminina, Fernanda Neu conquistou sua primeira vitória na VXF Nacional. Na 2ª colocação, Mozara Bittencourt foi a grande campeã Brasileira da categoria, enquanto Pryscilla Neves ficou com o título estadual.

Após o título Brasileiro de Motocross, a piloto oficial Honda Racing, Maiara Basso garantiu a vitória na etapa final, o título gaúcho e também o título brasileiro da temporada 2022.

Nas categorias de base, com direito a gates cheios e uma enorme superação da garotada nesse dia bastante quente, Pedro Kammer foi o grande nome da temporada na 65cc, ficou com a 2ª colocação na etapa e o título Brasileiro da categoria.

A prova encerrou a primeira temporada de coberturas oficiais do Show Radical no Brasileiro e Gaúcho de Velocross, onde mostramos ao Brasil e ao mundo as disputas de altíssimo nível do Velocross brasileiro.

A prova foi uma realização do Mocam, Motoclube de Arroio do Meio, com supervisão da FGM e financiamento do Pró-Esporte, através das empresas Biker Acessórios, Refricomp e Polibras e apoio da Prefeitura Municipal de Arroio do Meio.

O Campeonato Gaúcho de Velocross tem patrocínio oficial de Pro Tork e Sportbay, apoio de Borilli Racing, Biker Acessórios, Base 41 e Foco Racing.

Lucas Basso campeão pela VX1

Vencedor pela VX2 – Júnior Brazaca

VX3 Especial – Vencedor – Juliano Mercali (foto Show Radical)

VX4 Especial – Vencedor – Ricardo Pereira #9 (Foto Rodrigo Jr.)

 

65cc – Vencedor – Henri Oliveira Krug

250 Pró – Vencedor – Jordan Prade Martini

VXF Nacional – Vencedor – Fernanda Neu

Júnior – Vencedor – Luan Carlos Durante

Nacional Força Livre – Vencedor – Alex Júnior Alarcon

Leia Também